Modelo de Governança

O modelo de governança é composto por quatro órgãos: o Conselho Curador, o Conselho de Relacionamento Institucional, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva.

O Conselho Curador é o órgão máximo, sendo normativo, deliberativo e de controle da administração. É composto por oito membros eleitos, com a competência de resolver, dentro das leis vigentes e dos dispositivos estatutários, todos os assuntos relativos às atividades do Fundo Patrimonial. Atualmente este conselho é representado por:

Fabio Frezatti

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Associado da Universidade de São Paulo, diretor presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis e conselho editorial de vários periódicos, dentre os quais, Accounting Education - International Association for Accounting Education and Research, RAC - Revista de Administração Contemporânea, RAUSP - Revista de Administração de Empresas, Revista de Contabilidade e Finanças da FEA USP (até 2005). Tem atuado na linha de pesquisa Controladoria e Contabilidade com projetos nas áreas de planejamento empresarial, valor da empresa, economic value added, market value added, aplicação da teoria institucional. Lidera grupo de pesquisa, transformado em laboratório, denominado Práticas Gerenciais das Empresas Brasileiras.

José Carlos de Souza Santos 

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1976) e doutorado em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1979) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade de São Paulo, Pesquisador do Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Diretor do Banco Fator. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Teoria Econômica.

Moacir de Miranda Oliveira Júnior

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e realizou Bolsa Doutorado Sanduíche junto à University of Cambridge - Judge Business School, na Inglaterra (1997/1998). Cursou a graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (1989). Atualmente é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É coordenador de subprojeto em projeto temático financiado pela FAPESP desde 2006. É coordenador no Brasil do Global Call Center Research Project, rede internacional de pesquisa que analisa as transformações no setor de call centers em 22 países, é Vice-coordenador da área de Adminsitração Geral do Departamento de Adminsitração (2007/2008) e foi eleito Diretor da Academy of International Business - Latin America Chapter - AIB-Lat para o período 2008/2010. 

Valmor Slomski

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Editorial da Revista Base (UNISINOS), da Revista de Negócios, da Revista Catarinense da Ciência Contábil, da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis), da Revista de Gestão Operacional e da RIC-UFPE Revista de Informação Contábil, Academia - Revista de Divulgação em Ciências Jurídicas e Contábeis e é autor dos livros Manual de Contabilidade Pública, Controladoria e Governança na Gestão Pública e Governança Corporativa e Governança na Gestão Pública editados pela Editora Atlas e do livro Mensuração do Resultado Econômico editado pela Editora Argos Universitária.

Julia Köpf de Moraes Paulo

Atual Presidente do Centro Acadêmico Visconde de Cairu. Representa os alunos em curso.

Empiricus

É a representante dos doadores pessoas jurídicas. Desde 2009, a Empiricus ajuda pessoas comuns a conquistarem a sua independência financeira pela venda de assinaturas, onde são publicadas ideias com as melhores sugestões de investimentos, em várias estratégias diferentes.

Bruno Bose do Amaral

É o representante dos doadores pessoa física no Conselho Curador , tendo anteriormente colaborado ativamente com os projetos de captação de recursos para a escultura Tomie Ohtake e modernização/expansão da Biblioteca FEAUSP. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (FEAUSP) em 2003. Atualmente, Bruno é sócio do time de investment banking do Banco BTG Pactual, onde ingressou em 2009. Anteriormente trabalhou nos bancos BNP Paribas, Salomon Smith Barney/Citigroup e Credit Suisse. Foi coordenador da subcomissão de fusões e aquisições da ANBIMA entre 2010 e 2013.

 

O Conselho de Relacionamento Institucional é o órgão de participação dos doadores e patrocinadores do Fundo Patrimonial, composto por 10 membros, com mandatos de um ano, renováveis, cada, sendo distribuídos em sete maiores doadores pessoas físicas e três maiores patrocinadores pessoas jurídicas. Sendo o Conselho composto pelos seguintes membros:

Pessoas Físicas Pessoas Jurídicas
Andrea F. Andrezo  
Bruno Bose do Amaral                                                    Empiricus
Ivan Bose do Amaral                 
Leandro de Castro Silva   
Ricardo Savio Denadai            
Ricardo Vinicius Kanitz  
Rodolfo Cirne Amstalden                                                                                 

 

A Diretoria Executiva é composta por um Diretor Presidente e dois Diretores Adjuntos. É responsável pela execução e cumprimento das estratégias e dos programas do Fundo, nos aspectos técnico, administrativo e financeiro. Sendo seus membros:

Diretor Presidente: Profa. Dra. Rosana Tavares

Diretor Vice-Presidente: Prof. Dr. João Vinícius de França Carvalho

Diretora Financeira: Profa. Dra. Fabiana Fontes Rocha

 

O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador da administração econômico-financeira. É composto por três membros, indicados pelo Conselho de Relacionamento Institucional, os quais devem ser doadores assíduos. Zela pela transparência na gestão, sendo responsável por examinar os documentos e livros de escrituração do Fundo Patrimonial, além de recomendar a realização de auditorias quando necessário. Sendo seus membros:

Membros Efetivos Membros Suplentes
Prof. Dr. Carlos Roberto Azzoni Prof. Dr. Andre Franco Montoro Filho
Prof. Dr. Nicolau Reinhard Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira
Prof. Dr. Reinaldo Guerreiro Prof. Dr. Edgard Bruno Cornacchione Jr.

 

Comitê de Investimento, eleitos pelos membros do Conselho Curador, que possui a responsabilidade de assessorar as aplicações dos recursos levantados. Os três membros do Comitê seguem rígidas regras de transparência e compliance, assegurando a rentabilidade dos ativos do Fundo Patrimonial. Seus membros são:

Membros Efetivos
Prof. Dr. Eduardo Vasconcellos
Prof. Dr. Helio Nogueira da Cruz
Tiago Sampaio Cunha