Modelo de Governança

O modelo de governança é composto por quatro órgãos: o Conselho Curador, o Conselho de Doadores, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva.

O Conselho Curador é o órgão máximo, sendo normativo, deliberativo e de controle da administração. É composto por oito membros eleitos, com a competência de resolver, dentro das leis vigentes e dos dispositivos estatutários, todos os assuntos relativos às atividades do Fundo Patrimonial. Atualmente este conselho é representado por:

Fabio Frezatti

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Associado da Universidade de São Paulo, diretor presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Ciências Contábeis e conselho editorial de vários periódicos, dentre os quais, Accounting Education - International Association for Accounting Education and Research, RAC - Revista de Administração Contemporânea, RAUSP - Revista de Administração de Empresas, Revista de Contabilidade e Finanças da FEA USP (até 2005). Tem atuado na linha de pesquisa Controladoria e Contabilidade com projetos nas áreas de planejamento empresarial, valor da empresa, economic value added, market value added, aplicação da teoria institucional. Lidera grupo de pesquisa, transformado em laboratório, denominado Práticas Gerenciais das Empresas Brasileiras.

José Carlos de Souza Santos 

Possui graduação em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1976) e doutorado em Economia pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (1979) . Atualmente é Professor Assistente da Universidade de São Paulo, Pesquisador do Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Diretor do Banco Fator. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Teoria Econômica.

Moacir de Miranda Oliveira Júnior

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e realizou Bolsa Doutorado Sanduíche junto à University of Cambridge - Judge Business School, na Inglaterra (1997/1998). Cursou a graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (1989). Atualmente é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEAUSP). É coordenador de subprojeto em projeto temático financiado pela FAPESP desde 2006. É coordenador no Brasil do Global Call Center Research Project, rede internacional de pesquisa que analisa as transformações no setor de call centers em 22 países, é Vice-coordenador da área de Adminsitração Geral do Departamento de Adminsitração (2007/2008) e foi eleito Diretor da Academy of International Business - Latin America Chapter - AIB-Lat para o período 2008/2010. 

Valmor Slomski

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É membro do Conselho Editorial da Revista Base (UNISINOS), da Revista de Negócios, da Revista Catarinense da Ciência Contábil, da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis), da Revista de Gestão Operacional e da RIC-UFPE Revista de Informação Contábil, Academia - Revista de Divulgação em Ciências Jurídicas e Contábeis e é autor dos livros Manual de Contabilidade Pública, Controladoria e Governança na Gestão Pública e Governança Corporativa e Governança na Gestão Pública editados pela Editora Atlas e do livro Mensuração do Resultado Econômico editado pela Editora Argos Universitária.

Bernardo Soares dos Santos Santana

Atual Presidente do Centro Acadêmico Visconde de Cairu. Representa os alunos em curso.

Raphael Bottura

Graduado em Economia pela FEAUSP em 2001 e em Direito pela PUC-SP em 2005. É empresário do ramo de restaurantes e tornou-se doador permanente do FPFEAUSP em 2018.

Débora Araújo Teles dos Santos

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (2008) e MBA pela ESMT Berlin na Alemanha (2013). Atuou no departamento financeiro das empresas Procter & Gamble e Daiichi Sankyo, com ênfase em planejamento financeiro e custos. Atualmente trabalha na área de produtos da empresa PPRO, uma fintech de pagamentos digitais.

Marcos Aurélio de Araújo Ferreira

 

O Conselho de Doadores é o órgão de participação dos doadores e patrocinadores do Fundo Patrimonial, composto por até 10 membros, com mandatos de um ano, renováveis, cada, sendo distribuídos em dez doadores assíduso, sendo estes pessoas físicas ou patrocinadores pessoas jurídicas. Atualmente, o Conselho  é composto pelos seguintes membros:

 

Débora Araújo Teles dos Santos (Presidente do Conselho)

Raphael Bottura

Marcos Aurélio de Araújo Ferreira

Sandra Figueiredo


A Diretoria Executiva é composta por um Diretor Presidente e três Diretores Adjuntos. É responsável pela execução e cumprimento das estratégias e dos programas do Fundo, nos aspectos técnico, administrativo e financeiro. Sendo seus membros:

Helio Nogueira da Cruz Diretor Presidente
Leandro dos Santos Maciel Diretor Financeiro
Antonio José Loureiro Duarte Diretor de Projetos
Paula Carvalho Pereda Diretora de Captação

 

O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador da administração econômico-financeira. Zela pela transparência na gestão, sendo responsável por examinar os documentos e livros de escrituração do Fundo Patrimonial, além de recomendar a realização de auditorias quando necessário. É composto por três membros, indicados pelo Conselho de Doadores. Sendo seus membros:

Membros Efetivos Membro Suplente
Reinaldo Guerreiro (Presidente do Conselho Fiscal) Carlos Alberto Pereira
Carlos Roberto Azzoni  
Nicolau Reinhard  

 

Comitê de Investimento, composto por membros eleitos pelos membros do Conselho Curador, possui a responsabilidade de assessorar as aplicações dos recursos levantados. Os três participantes do Comitê seguem rígidas regras de transparência e compliance, assegurando a rentabilidade dos ativos do Fundo Patrimonial. Seus membros são:

Liliam Sanchez Carrete (Presidente do Comitê)
Sérgio Almeida de Sousa
José Monteiro Varanda Neto