Modelo de Governança

O modelo de governança é composto por quatro órgãos: o Conselho Curador, o Conselho de Relacionamento Institucional, o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva.

O Conselho Curador é o órgão máximo, sendo normativo, deliberativo e de controle da administração. É composto por oito membros eleitos, com a competência de resolver, dentro das leis vigentes e dos dispositivos estatutários, todos os assuntos relativos às atividades do Fundo Patrimonial. Atualmente este conselho é representado por:

Adalberto Américo Fischmann

Professor Titular da FEA USP, dede 1993. Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP com mandato de 2014 a 2018. Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1968); doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1972); e pós-doutorado na Manchester Business School - UK (1973-1974). Professor Livre Docente (1987); Professor Adjunto (1988). Presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio - COP da USP para o período 2014 a 2018. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (1984 a 1985) e Chefe do Departamento de Administração da FEA-USP (2009 a 2013).

Alexandre de Arruda Barros Rangel

Economista formado em 1989 pela FEA-USP e Pós Graduado em Administração de Empresas com concentração em finanças em 1992 pela FGV-SP. Trajetória profissional desenvolvida em mais de 27 anos na área financeira de empresas como Itautec, Monsanto, Galderma, LVMH e Camso, ocupando nestas três ultimas a posição de CFO responsável por toda gestão das áreas de Controladoria e Tesouraria assim como suporte em projetos de investimentos, M&A e start ups. Professor de cursos na área financeira em instituições privadas como Universidade Estácio e Senac.

Ariovaldo dos Santos

Professor Livre-Docente do Departamento de Ciências Contábeis e Atuária da FEAUSP (1999). Mestre (1980) e Doutor (1993) em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuárias e Financeira, Consultor ad hoc da Revista Contabilidade & Finanças, Membro do Conselho Editorial como especialista da Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP).

Bruno Bose do Amaral

É o representante dos doadores pessoa física no Conselho Curador , tendo anteriormente colaborado ativamente com os projetos de captação de recursos para a escultura Tomie Ohtake e modernização/expansão da Biblioteca FEAUSP. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (FEAUSP) em 2003. Atualmente, Bruno é sócio do time de investment banking do Banco BTG Pactual, onde ingressou em 2009. Anteriormente trabalhou nos bancos BNP Paribas, Salomon Smith Barney/Citigroup e Credit Suisse. Foi coordenador da subcomissão de fusões e aquisições da ANBIMA entre 2010 e 2013.

Eduardo Haddad

Professor Titular do Departamento de Economia da FEAUSP, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana e Equilíbrio Geral Aplicado. Possui experiência como consultor de agências internacionais de desenvolvimento, tais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento, OECD, Nações Unidas (PNUD) e Joint Africa Institute. Atualmente, é o Diretor de Pesquisas da FIPE. Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Regionais – ABER (2008-2010) e primeiro presidente da Regional Science Association of the Americas – RSAMERICAS (2009-2010). É o coordenador da área de Economia das Mudanças Climáticas da Rede CLIMA e do INCT para Mudanças Climáticas. Juntamente com o Professor Carlos Azzoni, fundou o NEREUS em 2002.

FEA júnior USP

É a representante dos doadores pessoas jurídicas. Existe a 25 anos. Desde sua formação realizou mais de 300 projetos de consultoria e 200 eventos para clientes em diferentes partes do Brasil e do mundo, com diferentes intuitos, modelos de negócio e perfis. Com uma experiência acumulada e registrada ao longo dos anos que serve como enorme fonte de conhecimento. Atualmente representada pelo Pedro Cavalcanti.

Julia Köpf de Moraes Paulo

Atual Presidente do Centro Acadêmico Visconde de Cairu. Representa os alunos em curso. 

Moacir de Miranda Oliveira Júnior

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e realizou Bolsa Doutorado Sanduíche junto à University of Cambridge - Judge Business School, na Inglaterra (1997/1998). Cursou a graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (1989). Atualmente é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É coordenador de subprojeto em projeto temático financiado pela FAPESP desde 2006. É coordenador no Brasil do Global Call Center Research Project, rede internacional de pesquisa que analisa as transformações no setor de call centers em 22 países, é Vice-coordenador da área de Adminsitração Geral do Departamento de Adminsitração (2007/2008) e foi eleito Diretor da Academy of International Business - Latin America Chapter - AIB-Lat para o período 2008/2010. 

O Conselho de Relacionamento Institucional é o órgão de participação dos doadores e patrocinadores do Fundo Patrimonial, composto por 10 membros, com mandatos de um ano, renováveis, cada, sendo distribuídos em sete maiores doadores pessoas físicas e três maiores patrocinadores pessoas jurídicas. Sendo o Conselho composto pelos seguintes membros:

Pessoas Físicas Pessoas Jurídicas
Eduardo Lucas Cotrim                                        Associação Atlética Acadêmica Visconde de Cairú
Prof. Dr. Guilherme de Farias Shiraishi                   Associação Educacional Visconde de Cairú
Prof. Dr. Hélio Janny Teixeira            
Marcos Aurelio de Araujo Ferreira      
Mauricio Castro de Azevedo Fernandes                                                                                 
Roberto Shoiti Ushisima   

 

A Diretoria Executiva é composta por um Diretor Presidente e dois Diretores Adjuntos. É responsável pela execução e cumprimento das estratégias e dos programas do Fundo, nos aspectos técnico, administrativo e financeiro. Sendo seus membros:

Diretor Presidente: Prof. Dr. José Carlos de Souza Santos

Diretor Vice-Presidente: Prof. Dr. Fábio Frezatti

Diretor Financeiro: Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo

O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador da administração econômico-financeira. É composto por três membros, indicados pelo Conselho de Relacionamento Institucional, os quais devem ser doadores assíduos. Zela pela transparência na gestão, sendo responsável por examinar os documentos e livros de escrituração do Fundo Patrimonial, além de recomendar a realização de auditorias quando necessário. Sendo seus membros:

Membros Efetivos Membros Suplentes
Prof. Dr. Carlos Roberto Azzoni Prof. Dr. Andre Franco Montoro Filho
Prof. Dr. Nicolau Reinhard Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira
Prof. Dr. Reinaldo Guerreiro Prof. Dr. Edgard Bruno Cornacchione Jr.

 

Comitê de Investimento, eleitos pelos membros do Conselho Curador, que possui a responsabilidade de assessorar as aplicações dos recursos levantados. Os três membros do Comitê seguem rígidas regras de transparência e compliance, assegurando a rentabilidade dos ativos do Fundo Patrimonial. Seus membros são:

Membros Efetivos
Prof. Dr. Eduardo Vasconcellos
Prof. Dr. Helio Nogueira da Cruz
Tiago Sampaio Cunha