Notícias

Veja a lista das nossas ultimas notícias.

Como funciona a Governança da Fundo Patrimonial FEAUSP?
Icon calendar small21 de Julho de 2017

A Governança do Fundo Patrimonial é constituída com objetivo de garantir a representatividade da comunidade FEAna nas decisões e assegurar tanto a atuação de acordo com as finalidades estabelecidas, quanto o desenvolvimento perpétuo do Fundo Patrimonial.

Segundo o Estatuto Social e o Regulamento do Fundo Patrimonial, os órgãos responsáveis pela administração da Fundação são: Conselho Curador, Conselho de Relacionamento Institucional, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. Cada um desses órgãos é responsável por conferir à Fundação caráter eficiente e transparente.

O Conselho Curador é responsável pelo estabelecimento das diretrizes da Fundação, agindo como órgão deliberativo e controlador das normas internas da instituição. Os membros do Conselho Curador são oito, encabeçados pelo Diretor da FEAUSP, que é o próprio Presidente do Conselho. As demais cadeiras são preenchidas pelos três Chefes de Departamento da faculdade, pelo Presidente do Centro Acadêmico, o representante dos alumni da Congregação da FEAUSP e representantes dos maiores doadores pessoas físicas e jurídicas, indicados pelo Conselho de Relacionamento Institucional.

O Conselho de Relacionamento é o órgão de participação dos doadores e patrocinadores do Fundo Patrimonial, composto por 10 membros, com mandados de um ano, sendo distribuídos entre os sete maiores doadores pessoas físicas e os três maiores doadores pessoas jurídicas. Tem como objetivo mobilizar doadores e grupos e possui importante papel na eleição de representantes no Conselho Fiscal e Conselho Curador.

O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador da administração econômico-financeira, sendo compostos por três membros efetivos e seus respectivos suplentes, eleitos pelo Conselho de Relacionamento Institucional. Sua atuação visa a eficiência e transparência à gestão da Fundação.

Eleitos pelo Conselho Curador, a Diretoria Executiva é responsável pela execução e cumprimento das estratégias e dos programas do Fundo Patrimonial, nos aspectos técnico, administrativo e financeiro. É composta por um Diretor, Vice-Presidente e um Diretor Financeiro.

E ainda de acordo com o Regulamento do Fundo, temos o Comitê de Investimento, eleitos pelos membros do Conselho Curador, que possuem a responsabilidade de assessorar as aplicações dos recursos levantados. Os três membros do Comitê seguem rígidas regras de transparência e compliance, assegurando a rentabilidade dos ativos do Fundo Patrimonial.

Quer saber mais sobre as responsabilidades e deveres de nossos órgãos? Acesse a aba de Transparência e verifique o nosso Estatuto Social e Regulamento do Fundo Patrimonial no site do Fundo Patrimonial FEAUSP!